sexta-feira, 24 de junho de 2011

Android

O SO da Google, é também o que mais causa alarde na indústria de sistemas para portáteis e celulares, justamente por ter um apoio tão forte e pela sua natureza, de programação aberta, acessível a todos os interessados.
Baseado em Linux, ele traz consigo suporte para todo tipo de conexão sem fio (3G, EDGE, Wi-Fi e Bluetooth), para multimídia — inclusive vídeos de alta definição — e é extremamente versátil, facilmente adaptado a PDAs ou aos tradicionais telefones em barra, com suas telas menores.

Há menos de um ano no mercado, o Android é a bola da vez no mercado de celulares. Várias empresas anunciaram recentemente a utilização do sistema operacional para equipar seus aparelhos. A Motorola, Acer, HTC, Sony Ericsson e HP, além do próprio Google, são alguns exemplos de empresas que adoram o SO.
A sua grande capacidade de modificação, adaptação e o seu custo baixíssimo o tornam uma excelente escolha de sistema para aparelhos um pouco mais robustos, levando a antiga batalha contra o Windows a novos territórios.
De acordo com a Google, a versão 1.6 representa 47.6% do total de aparelhos com o sistema operacional. A mais recente, a 2.1, já detém 20,4%.

Por: Nathália Ramos

Palm webOS

O sistema operacional da Palm não tem muitos adeptos no Brasil atualmente – se o compararmos com os SOs acima. A empresa possui sua marca muito enraizada no mercado corporativo, pois PDAs ainda fazem a cabeça de vendedores e executivos em geral.
O primeiro aparelho a trazer o sistema operacional foi o Palm Pre, com teclado QWERTY físico e tela touchscreen tem uma tímida participação no mercado.

O webOS, assim como vários outros SO, é baseado em Linux, porém conserva pouquíssimos traços da distribuição. O Palm Pre foi o responsável por trazer os holofotes para o webOS, mas nem toda a agitação em torno do novo telefone conseguiu mantê-lo no topo.
Assim como o iPhone e Android, o webOS também possui uma loja de aplicativos. Mas com poucas opções, fica claro que não é um bom negócio investir nesse sistema se você adora novidades.
Depois de vender mais de 40 milhões de aparelhos touchscreen em 2009, a Samsung percebeu que estava perdendo dinheiro, pois todos eles possuíam sistemas operacionais de outras empresas. Para acabar com esse problema, em novembro de 2009 o SO Bada foi lançado.
Assim como o Symbian, webOS e o Android, ele também é opens ource e foi desenvolvido exclusivamente para aparelhos Samsung. A intenção da empresa com seu sistema operacional é levar os smartphones para as massas e facilitar a vida dos usuários.
O primeiro celular com o usar o Bada foi o Samsung Wave. Um modelo com tela Super AMOLED, processador de 1 GHz e interface TouchWiz 3.0. O foco da Samsung com o Bada é justamente fortalecer essa interface. Por ser um SO recente, poucas novidades ou informações estão disponíveis.
Mais uma novidade no mundo dos sistemas operacionais móveis é o MeeGo. Uma parceria entre Nokia e Intel rendeu o mais novo SO do mercado. A Intel estava desenvolvendo o Moblin, enquanto a Nokia trabalhava no Maemo (além de ser a dona de boa parte do Symbian) e aí, resolveram juntar as plataformas e fortalecer apenas uma ideia.


por: Nathália Ramos 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sistema operacional mobile: Qual é o melhor?

A sua escolha depende muito do que você faz e para que você precisa, pois cada Sistema Operacional foi “moldado” para cada função, do mesmo modo que a escolha do aparelho celular.
Todos os sistemas operacionais seu próprio perfil com  pontos bons e ruins, pois alguns visam só a beleza e outros realmente focam na utilidade.
Mesmo assim, vamos conhecê-los!


por: Maria Luiza

Symbian

Este sistema operacional  nasceu de uma parceria entre Ericsson, Nokia, Motorola e Psion. É amplamente utilizado pela Nokia, mas também pode aparecer em outras marcas. Seu objetivo primário é manter integridade segurança de dados, evitar perda de tempo do usuário e trabalhar com poucos recursos

Esse desenvolvimento em conjunto resultou na formação da fundação Symbian, no ano de 1998, visando aproveitar ao máximo a convergência entre dispositivos portáteis do tipo PDA e de telefones celulares. Uma década depois, a Nokia anunciou a compra de todas as ações, prometendo o desenvolvimento de programas sem custos e acelerar a inovação no mercado.

Hoje existem dezenas de variações do Symbian, o que prejudica a integração entre sistemas operacionais e aplicativos, pois nem sempre o que funciona em uma versão funciona na outra.

Atualmente as versões S60 (1°, 2° e 3° edição), UIQ (v 1.0,v2 e v3) , MOAP (v1, v2, v3, v4, v5 e v6) e ^1 estão disponíveis em vários modelos de aparelhos (vide tabela). Entretanto, em fevereiro de 2010 a primeira versão de código livre do SO foi lançada com o nome Symbian ^2.

A versão mais atual do sistema operacional é a 6.5, no entanto, durante a Mobile World Congress Steve Ballmer anunciou o Windows Phone 7. Com visual mais “descolado” a nova versão do Windows para celulares e dispositivos móveis pretende colocar novamente a Microsoft na briga com iPhone, Symbian e BlackBerry.
O lançamento do Windows Phone 7 está previsto apenas para o fim de 2010. A vantagem desse SO – se você é usuário Windows – é a semelhança com a versão para desktop e a incrível facilidade de comunicação entre celular e computador. 

Hoje existem dezenas de variações do Symbian, o que prejudica a integração entre sistemas operacionais e aplicativos, pois nem sempre o que funciona em uma versão funciona na outra.

Atualmente as versões S60 (1°, 2° e 3° edição), UIQ (v 1.0,v2 e v3) , MOAP (v1, v2, v3, v4, v5 e v6) e ^1 estão disponíveis em vários modelos de aparelhos (vide tabela). Entretanto, em fevereiro de 2010 a primeira versão de código livre do SO foi lançada com o nome Symbian ^2.


por: Maria Luiza Rodrigues


Famoso aparelhos com RIMBlackBerry - RIM
O sistema, apesar de extremamente popular em países como os Estados Unidos, não é profundamente difundido pelo Brasil, talvez pela falta de aparelhos no mercado, uma vez que ele só é utilizado para esta marca.

Falando em aparelhos, a maioria deles adota um padrão especial de teclado, contando com todas as letras do alfabeto e uma nova ordem que facilita a digitação nos portáteis. Suas funções são especificamente voltadas para a troca de mensagens de texto, navegação na internet e troca de emails (sendo implementada a tecnologia Push, para que as novas mensagens sejam baixadas automaticamente para o aparelho).
Com relação ao seu funcionamento, ele foi todo montado tendo o uso de vários recursos simultaneamente (multi-tasking) como foco, além de fazer uso extenso de dispositivos especiais dos aparelhos, tais como Tracking balls e Scroll Wheels (dispositivos para rolagens de páginas e textos, similares aos encontrados em mouses e teclados de notebooks). Apenas programas certificados podem ser rodados.



por: Nathalia Ramos

Sistemas MAC

OSC - MAC

O Iphone, iPod Touch e iPad rodam com uma versão modificada do SO OSX, que chama iPhone OS. Seu objetivo é dar suporte para as tecnologias que reconheçam vários toques, inclinação e multimídia, para poder reproduzir videos, imagens e músicas.
A sua interface é simples,  feitas de ícones na área principal; e outros são fixos na parte abaixo da tela, que se chama Dock, feita para fazer ligações, exibir e enviar mensagens, email e afins. Para alterar de tela, é simples. Apenas toque e arraste para o lado e a mesma muda; e para iniciar tudo, é apenas tocar o ícone.

Ano passado, a Apple lançou a versão 3.1.3 di SO que contém 3 pequenas melhoras. Em breve, chegará a versão  3.2 e chegue compatível ao iPhone, pois parece que será restrita apenas ao iPad.

O único modo de obter esse sistema operacional, que está disponivel na AppleStore, para garantir que o produto é original. Mas, o lado bom disso, é que não tem virus que rode.
O lado ruim, é a dependecia da loja  oficial e suas restrições para alguns aplicativos.
Nem todas as ezes é possível comprar o que quer na loja oficial, por exemplo. Também não há suporte para conectividade com outros dispositivos, incluindo o Bluetooth. 






por: Maria Luiza 

Windows Mobile

 -> A tela today screen, configurável, traz informações como: o dia de hoje, dados do dono, anotações, novos e-mails e tarefas em execução. Pode incluir uma barra de notificação com o status do Bluetooth, possibilidade de instalar novoc programas ou adicionar itens na tela “today screen”. O papel de parede pode ser personalizado atravéz do Pocket PC, ou os temas podem ser baixados pelo PC e sincronizado para o Pocket PC.
->A barra de tarefas mostra a hora e e o status da conectividade atual. Quando um programa ou uma mensagem é aberta, um espaço vazio depois do relógio é preenchido com um botão OK ou um ícone para fechar. O principal recurso da barra de tarefas é o botão Iniciar, bem parecido com as das versões anteriores do Windows. O meu Iniciar tem os mesmos recursos do menu do Windows XP, permitindo acessar os programas os programas, configurações, procurar arquivos, ver a ajuda e ainda executar os programas instalados. 


->O Microsoft Office que acompanha o Windows Mobile inclui o Word, o Excel para dispositivos móveis, e, a partir do Windows Mobile 5.0, o PowerPoint Mobile. Nestas versões há vários recursos das versões desktop; entretanto, certas facilidades como inserção de tabelas e imagens não se encontravam inclusos nas versões anteriores a 5.0. O programa de conexão ActiveSync, que acompanham os dispositivos, tem recursos que permitem converter os arquivos da versão desktop para a versã Pocket PC.


->O Outlook Mobile, que acompanha o Windows Mobile, inclui agendador de tarefas, calendários, contatos e uma caixa de entrada de e-mails que pode interagir com um servidor do Microsoft Exchange (é necessário ter conexão com a internet para realizar esta tarefa). 
Pocket PC 2002

O Pocket PC era a intenção original de plataforma para o sistema operacional Windows Mobile. Estes dispositivos autônomos constou de ambos os dispositivos Pocket PC sem capacidades de Telefone celular, e aqueles que incluíram telemóvel capacidades. O nome mais atual do Windows Mobile destinados à utilização em Pocket PCs é oficialmente "Windows Mobile 6 Professional" para dispositivos móveis com capacidades de telefone e de "Windows Mobile 6 Classic" para dispositivos sem telemóvel capacidades.
Windows Mobile 2003
Existem duas versões do Windows Mobile 2003, uma versão inicial e posteriormente um versão Second Edition (segunda edição).
Windows Mobile 5.0
O Windows Mobile 5.0, foi lançado pela Microsoft em 2005, para ser utilizado em equipamentos móveis. O diferencial dessa versão é o fato dela ser a mesma para celulares e PDAs - com isso, a Microsoft conseguiu aderir ao modelo de negócios que já era utilizado pelas rivais do segmento móvel, tais como Symbian, BlackBerry e Palm.
Windows Mobile 6.0
É pouco diferente da versão 5.0, com quase nada de novo no Word Mobile e Excel Mobile; a grande melhoria é uma melhor integração com as características de telefone do aparelho. No segundo semestre de 2008 foi lançada a versão 6.1, com melhorias visuais e outras (melhora Internet Explorer). Atualmente foi lançada a versão 6.5, com interface melhor elaborada, mais agilidade e compatibilidade com arquivos.









por: Stefany Rodrigues